data-filename="retriever" style="width: 100%;">
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
A 76ª Romaria da Medianeira ocorre em 10 de novembro, mas até lá a equipe organizadora do maior evento religioso da cidade corre contra o relógio para deixar tudo pronto para receber os fiéis. Nesta quinta-feira, os voluntários começaram a confecção dos tradicionais doces, que serão comercializados a partir de 1º de novembro, no Parque da Medianeira, e foram feitas as primeiras pinturas na avenida.
VÍDEO: Exército faz homenagem a veterano da 2ª Guerra em Santa Maria
As irmãs Marizete, 54 anos, e Maria Inês Gaspareto, 65, trabalham como voluntárias na cozinha há 32 anos. Elas contam que, nesta quinta, chegaram às 5h30min no local da produção dos doces, mas que a partir desta sexta-feira o horário de expediente começará às 5h.
- Nós temos horário para começar, mas não temos para acabar. Em geral, vamos até o meio e o final da tarde fazendo doces - conta Maria Inês, mas conhecida como Chica.
Veja mais no vídeo:
A estimativa é produzir entre 30 a 33 mil doces até o dia da Romaria. A partir de 1º de novembro, das 9h às 19h, as iguarias serão comercializadas ao preço de R$ 3 a unidade. Além dos quitutes, também serão vendidos pães, cucas, rocamboles e pastéis.
VÍDEO: obras mantêm bloqueios em ruas da cidade nesta semana
No Parque da Medianeira e no entorno do templo estão sendo montadas tendas que serão pontos de venda de artigos religiosos e lanches no dia da Romaria.
Além das tendas, a secretaria da Basílica quer concluir a obra da calçada na Rua Heitor Campos, ao lado do Parque da Medianeira. As árvores foram retiradas na área do passeio público e uma empresa se prontificou de fazer o serviço gratuitamente. Além destes detalhes, a Avenida Medianeira já tem os lotes das bancas de comércio pintados no chão. A prefeitura diz que ainda elabora o planejamento de venda destes espaços. As informações devem ser divulgadas nos próximos dias.